....

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
( Vinícius de Morais)

30 maio 2009

O Ponto de Partida disse X!


O Ponto de Partida disse X!


À sua imagem e semelhança


Enfim, o Ponto de Partida encontrou a sua imagem retratada de forma singular. O "ponto" a que me refiro é de início ou continuação.Nunca fim. Tudo merece um recomeço, uma releitura, um nascer no momento que melhor lhe couber. É o ponto da questão...

29 maio 2009

Isso é um assalto!

........

Na dúvida, fiquei em casa. Foi a resposta em meio a uma conversa pelo chat nessa noite de sexta. Hoje, é ter sabedoria saber selecionar os ambientes que se frequenta. A vilã é a violência, seguida da apatia que reina nesse vulcão social. Verdade que não se pode viver em casulo, pena. Sem dúvida, estar com amigos verdadeiros e festejando um grande acontecimento não tem recusa. Fora isso, é para se pensar.

Bate aquela vontade de comer uma pizza!? Maravilha! Moro ao lado de uma pizzaria. Minha irmã ao me ligar, muitas vezes perguntava se eu estava em casa- respondia que não. Então, perguntava curiosa: "Tá onde?" Eu: Aqui do lado! Sempre tinha que ouvir sua reclamação dizendo que isso não era sair... Ah! Tem lugares que ninguém vê graça, apenas você e pronto. Os garçons e todos da casa se tornaram meio que da família. Afinal, me viram crescer desde os 5 anos de idade. E o pastel de qualquer sabor vem com queijo! Iguaria criada na parte baixa da cidade pelo dono do estabelecimento, quem estimo muito e sinto por não estar mais aqui me pedindo uma canja e uma ajuda, modéstia, na percussão em dias de música ao vivo. La bamba era a sua preferida, cantada no encerramento da noite. Todos iam ao delírio.
Mas não é mais bem assim. A minha pizzaria sofreu um assaltado ontem, chefiado por dois menores e um revólver. Escutar que agora é melhor pedir e comer em casa não diminui a minha indignação e muito menos resolve o problema. A sensação é de andar nas ruas como se estivesse conquistando fases em um jogo mortal de vídeo game. Quando a realidade se aproxima da ficção é hora de fazer um documentário- uma grande sacada de um festival de documentários regional. Que esse roteiro é cada vez mais roubado das nossas vidas por programas medíocres sedentos por audiência, isso não é novidade. Mas nos tornarmos refém dessa situação é o que mais assusta. Olhar e zelar mais pela família e pelo semelhante já seria um bom começo. Deixar um pouco de lado o lema de Muricí- cada um cuida de si. Não digo reagir a um assalto e desarmar o assaltante com um golpe de karatê daqueles de cinema ou a la Matrix, e sim, sermos resistentes e não preferir o costume de assistir a tudo de braços cruzados e arredio a tudo pela janela de casa. Já fiz parte de um roteiro desse e mais raiva do ladrão que me levou a bolsa, estava das pessoas que assistiam o meu mal intento. Não fiquei para ouvir as palmas no final da cena. Nem agradeci.
Nome do filme...Terrorismo humano.
...........

28 maio 2009

Rádio Vaticano vira comercial




Era uma vez
A VOZ DO PAPA ...



Será que tudo tem seu preço? Em meio a essa loucura social a extrema simplificação
no sentido de compra e venda desestrutura as relações humanas.O que parece normal
para uns, um retrato da nossa globalização neoliberal, para outros significa o apocalipse . É como abrir uma mesa redonda sobre a maioridade penal do menor de idade , o tráfico humano, e ou, de órgãos; ou discutir ser realmente crime uma mulher que aceita ser barriga de aluguel. Ai..

Mas foi uma surpresa ler " Rádio Vaticano torna-se comercial" . Lembro que passei os olhos por todas as notícias: o mito do fim dos jornais impressos, a discussão do futuro da mídia outdoor, fusões importantes de veículos e produto e salto de vendas...etc. Nada disso...Todas as atensões ficaram retidas no papa! Isso é um marco na Comunicação global!O veículo conhecido por Voz do Papa , depois de 78 anos, vai veicular publicidade!E terá o auxílio de uma agência para apontar o conteúdo ideal e manter um padrão moral... Ainda dizem que a religião não se moderniza!? Blasfêmia! Isso foi tudo! Bento XVI disse ter aprovado essa medida para ajudar no financiamento das operações do veículo. Tento imaginar o montante do lucro espiritual.

Tudo bem. A rádio é transmitida em 47 línguas...Tá bom para você?! Até o português- um custo em torno de 60 milhões por ano. Sortudo! O primeiro anunciante " escolhido"( sorte do anunciante, claro) foi uma multinacional italiana. Tudo do tudo! Que agência é essa? Mas se for a base da permuta, nem tanta sorte assim. Qual seria a permuta? Melhor não arriscar.

Esse texto, meus caros, é informativo! Não cabe a mim aquelas piadas de quanto deve valer um lugar no céu...
...

16 maio 2009

Caetano está para Kuduro assim como..


Por Rafael Filho



Os amantes do pagode baiano agora contam com um argumento de peso. Na divulgação do seu mais novo álbum Zii e Zie’, Caetano elogia o pagode baiano e diz se orgulhar dessa geração. Bem, dentro desse contexto de complexidade e exoterismo antagônicos, elogios como " muito interessante" , "livres sonoramente" e "criativos", podem comportar e sugerir traduções variadas.

Marque a opção MAIS correta:

a) Pagode baiano não é música, é rítmo;
b) Suas letras estão se deteriorando ao longo do tempo;
c) 90% das bandas de pagode não vingam porque se valem de letras de dúbio sentido e denigrem a imagem da mulher e da postura do homem no cenário atual;
d) Adorado pela parte menos favorecida da população, e ou, por boa parte dos adolescentes que possuem quase pouca ou nenhuma base cultural;
e) Todas as respostas anteriores são verdadeiras;
f) “A melhor coisa do mundo é pagode baiano" ( Caetano);


Pois é, a frase "cada macaco no seu galho" de Riachão nunca foi por mim tão bem colocada."Eu sempre achei que o Tchan ia dar em riquezas. Harmonia do Samba. O ensaio do Psirico. Um ensaio do Psirico é sempre o bicho. Colagem de performances com percussão preciosa. Aquela música do “cabelo fica massa, êta, fica massa”, do Pretubom é o que há de bom. Kuduros de Fantasmão e Márcio Vítor: sempra a volta à chula”, disse Caetano.

Eu digo: Pena que o Tchan não conseguiu sustentar o seu sucesso. Há males que vem para o bem.

09 maio 2009

Cinema é ousadia

É bom conferir!




Em breve, será lançado o longa "Do Começo ao Fim" de Aluízio Abranches que conta a história de dois irmãos e de um amor incondicional- definição do própio autor; o trailer mostra um amor que cresceu inconsciente e esbanjando um hemoerotismo, razão de todo esse 'boom' no youtube. Realmente, expectativa aguçada mesmo sabendo que ainda não se tem data para seu lançamento.Com trailer rolando é certo que não vai demorar.

No elenco Júlia Lemmertz, Fábio Assunção, Jean Pierre Noher, Louise Cardoso. Apresentando Lucas Cotrim, Gabriel Kaufmann, Rafael Cardoso e João Gabriel.

A polêmica é certa e os comentários serão um prato cheio para os críticos. Cinema brasileiro arrisca e aposta tudo, como sempre.

08 maio 2009

Suína ou Influenza, o ciclo sempre se fecha



Navegando pelo universo cibercultural percebi que muita gente convergia para um só pensamento, ou melhor, questionamento. Antes de qualquer coisa, ouvi pela tv que seria quase que inevitável a chegada da tal gripe no Brasil- nada de panos quentes, mas valia um eufemismo. Logo, veio a lembrança de pestes que aterrorizaram a existência humana. Sendo bastante objetiva, até para não falhar a memória, a peste negra, assim foi chamada a peste bubônica, uma pandemia durante a Idade Média, século XIV( isso recorri a uma fonte) que dizimou quase um terço da população da época. A doença era transmitida por uma bactéria transmitida ao ser humano através das pulgas de ratos-pretos.


Dentre várias pandemias que o homem sofreu ao longo dos tempos, a "gripe suína" pode vir a se tornar a próxima, e, que não só para mim, mas por uma questão de correlação, os porcos seriam a fonte de todo o mal .Tudo já fazia sentido, bastando apenas saber como seria o controle e prevenção a partir dos porcos. Em frente a tv me senti numa sala de aula diante de um professor meio perdido ao tentar retificar desesperadamente o dito e fazer o coleguinha parar de chorar. De tanto incomodar os produtores e fortes exportadores da carne suína a OMS decidiu mudar o nome da gripe- Swine flu"( mas a primeira impressão é a que fica!)para Influenza A.


Em um jornal online pude ter a informação que completava essa lacuna. A página com a matéria finalizava com um texto muito bem escrito e esclarecedor do jornalista Mário Santayana, onde chamava a atenção para o fato da retirada do adjetivo que marcava sua etiologia, ocultar a informação que todos deveriam saber. A doença foi diagnosticada em um menino de La Glória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, onde a grande concentração de fezes e urina acabou por contaminar toda a área, assim como concentrar a reprodução de moscas; e no exame se encontrou a cepa da gripe suína.Percebi que não só os grandes exportadores da carne suína, mas o própio governo mexicano deve ter pressionado e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína( muitos textos revelaram esse mesmo pensamento). Uma coisa não se pode negar: o vírus tem um componente suíno substancial e muitos telejornais não aderiram 100% ao novo nome.Isso serve para dar uma dimensão do poder da arma de quem pode controlar uma informação em meio a essa contemporaneidade.


São 3000 casos entre os confirmados e suspeitos, e a primeira transmissão entre pessoas já foi confirmada no Brasil, no Rio de Janeiro. Tudo pelo liberalismo e salve-se quem puder. ( segundo caso...acabou de passar no telejornal). Agora, 4.694 mil em 30 países com 61 mortos, sendo que desse número 56 apenas no México. Melhor postar...
Diante da gripe **** nada de beijos e abraços, ok?! Não leve a mal... e CUIDE-SE!