....

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
( Vinícius de Morais)

03 dezembro 2010

Não era pra ser assim

Fui abordada por uma senhora de olhos baixos, sacolas nas mãos e panos amontoados que lhe cobriam o corpo. Pedia uma ajuda, o trocado que fosse. Falou aos cuspes na altura do ombro. Senti um alívio. Insistiu, mas desabafei. Não podia ajudar todo mundo que me esbarrasse nas ruas. Não assim, com esmolas. A frágil senhora não gostou do que ouviu, e passou se esfregando em mim como castigo, com raiva. Virei de costas tentando ignorar aquela reação de uma senhora que se apresentou tão meiga e com olhos tão suplicantes. Não satisfeita com o meu 'não posso ajudar', se dirigiu a outra moça do meu lado. Sem sorte mais uma vez, decidiu enfiar a sua mão com cuidado e leveza em uma das bolsas que levava. Ali se foi a compreensão, a culpa que sempre levo desse mundo frio e egoísta, da miséria... Gritei, confesso.Não iria mais respeitar aquela senhora que por instante me comoveu. Quis que todos ouvissem que ela era uma farsa. Tentou se explicar para os que passavam que a sua mão entrou sem querer na minha bolsa. Meu namorado riu, e mandou ela se afastar. Alguém me defendia. Aí me dei conta. Talvez tenha cuspido também naquela senhora...


7 comentários:

  1. Vivemos numa mistura de impotência, revolta e culpa e o pior sem esperanças de melhora

    ResponderExcluir
  2. Oi Diu,
    é a Bela a filha de Iansã, mas eu adorei sua dica! Vou tomar nota.
    E que texto forte esse seu! Essa mistura de raiva, pena, não-tenho-nada-a-ver-com-isso e tenho-tudo-a-ver-com-isso. Muito bom!
    beijão
    deb

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga que situação...realmente nunca se
    sabe o que nos espera.
    Obrigada pela sua visita ao meu blogue.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Grandes e fortes visitas..que maravilha!
    E você, Deb...tocou no ponto! No ponto de partida do post...

    Abraço e voltem...

    ResponderExcluir
  5. Diu,

    Que situação!

    O bom é quando é fome mesmo! O ruim é quando a fome vira droga, bebida alcoólica...

    Fico com dó dessas pessoas e sempre imagino o porquê daquela vida... É lógico que tem os atores e atrizes... Mas, cada um sabe o que faz.

    Uma vez um rapaz bateu na minha casa. Ele era jovem, culto, falava inglês e tupi, comentou sobre os seus filhos, esposa, sacadas de publicidade, suas viagens... Fiquei encantada por ele. Confesso! O meu namorado ficou até com ciúmes do meu entusiasmo ao falar dele... Enfim, foi uma figura que não saiu mais da minha cabeça. Acho que vai acontecer a mesma coisa com você em relação a essa senhora.

    Bjuxxx e xeroo amiga.

    ResponderExcluir
  6. E as aparencias enganam.

    Obrigada pela visita e desculpa pela ausencia aqui, mas fina lde semestre é fogo! heheh

    bj ;)

    ResponderExcluir

É o coração que faz a eloquência. Partem do coração os grandes pensamentos.

(Quintiliano)