....

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
( Vinícius de Morais)

20 setembro 2009

Traduza-me, Clarice L.





Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
assim como um cálculo matemático perfeito
do qual, no entanto, não se precise.


Estou por assim dizer
vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que:
que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.


Pois sei que
- em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade -
essa clareza de realidade
é um risco.


Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve
para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.


( Clarice L.)
"Tem dia que a gente se sente como quem partiu ou morreu..."

Não quero estar em mim hoje. Não quero essa consciência.

3 comentários:

  1. Clarice, sempre. Preciso de uma ajudinha : Que música combina com Clarice?

    ResponderExcluir
  2. Diariamente de Marisa Monte. Que bom que lembrei dessa canção.
    volte sempre
    inté

    ResponderExcluir
  3. Menina,
    fiquei sem fôlego aqui!

    "Apagai, pois, minha flama, Deus,
    porque ela não me serve..."

    Esses versos me marcaram...
    tem dias em que me sinto assim...

    Beijos, Diu!

    ResponderExcluir

É o coração que faz a eloquência. Partem do coração os grandes pensamentos.

(Quintiliano)